quinta-feira, 25 de março de 2010
Noite Mais Densa

A história foi mencionada pela primeira vez na conclusão da Guerra da Tropa Sinestro. Quando a guerra entre os Lanternas Verdes e a Tropa Sinestro atingiu seu clímax, os quatro Lanternas da Terra (Hal Jordan, Guy Gardner, John Stewart e Kyle Rayner) ouvem dos Guardiões Ganthet e Sayd a profecia da "Noite mais densa". De acordo com ela, além das três Tropas existentes, haveria mais quatro, cada uma conduzida por uma emoção específica e dotada de poderes por uma cor específica do espectro emocional, levando à "Guerra da Luz" que resultaria no fim do Universo.
As sete Tropas Lanternas com suas respectivas emoções são:
Lanternas Verdes - Força de Vontade
Lanternas Vermelhos - Ódio
Lanternas Laranjas - Avareza
Lanternas Amarelos - Medo
Lanternas Azuis - Esperança
Lanternas Indigos - Compaixão
Lanternas Violetas - Amor
Além dessas, surge ainda uma oivata Tropa, a dos Lanternas Negros, conduzida pela morte.
quarta-feira, 24 de março de 2010
Tropa dos Lanternas Verdes
Terra Natal: Oa
História: Bilhões de anos atrás, os autodenominados guardiões do Universo recrutaram milhares de seres pensantes pelo cosmo para se juntarem à sua força policial intergalática conhecida como Tropa dos Lanternas Verdes. Munidos de habilidade de sobrepujar o grande medo, os Lanternas Verdes patrulham seus respectivos setores espaciais com honra, coragem e dedicação.
Poderes: Usando a luz esmeralda do espectro emocional, os Lanternas Verdes são capazes de criarem construtos na forma de qualquer coisa que eles imaginarem. O poder dos anéis também providencia vôo, comunicação, campos de força e acesso ao conhecimento infinito contido no Livro de Oa.
Fraquezas: Novos recrutas podem ter dificuldades em usar seus anéis contra o amarelo, ou medo, e mesmo veteranos podem ser vulneráveis à luz dourada se estiverem assustados. Como todos os Lanternas, os Lanternas Verdes precisam recarregar seus anéis em sua bateria antes que a força de vontade contida neles se esgote, aproximadamente a cada vinte e quatro horas.
Íon – Entidade da Força de Vontade

Primeira aparição: Lanterna Verde: Especial Tropa Sinestro #1.
Biografia: Uma vez sido considerado como um título honorário dentro da Tropa dos Lanternas Vedes, Íon é na realidade uma entidade simbiótica da força de vontade, nascida no espectro verde das emoções. Sua existência foi mantida em segredo da Tropa dos Lanternas Verdes desde seu surgimento, e ele viveu na bateria central do poder para manter Parallax sob vigilância.
Quando a Bateria Central foi destruída, ambos, Íon e Parallax, foram deixados em liberdade. Íon vagou pelo espaço por um tempo até que foi controlado pelo único anel de Lanterna Verde sobrevivente, que pertencia à Kyle Rayner. Kyle então foi seu anfitrião por um breve período e notou como sua base de poder havia crescido de tal forma que não mais precisava de uma Bateria do Poder ou do anel para manifestar energia esmeralda.
Após Kyle livrar Íon para restaurar os guardiões e a bateria do poder, a entidade novamente o procurou durante a segunda crise. Íon então foi extraído do corpo de Kyle por Sinestro e substituído por Parallax.
Então Sodam Yat foi escolhido para ser o novo portador do Íon.
Os planos dos guardiões para esse novo Íon ainda são desconhecidos. Mas por causa da profecia outorgada a Abin Sur, que reserva à Sodam Yat um papel importante na queda da Tropa dos Lanternas Verdes, os guardiões ainda se mantém vigilantes a este novo Íon.
Diferente de Parallax, Íon não influencia nas ações de seu portador.
Nome: Hal Jordan – Setor 2814

Primeira aparição: Showcase #22
Biografia: Hal Jordan viu seu pior medo se realizar quando tinha 10 anos.
Seu pai, piloto, morreu em um acidente de avião bem diante de seus olhos. Desde este dia, Hal pôde superar todo e qualquer medo. Até o dia em que o moribundo Lanterna Abin Sur o convocou. Abin sabia que o anel havia feito a escolha correta com Hal. E Hal Jordan rapidamente subiu de conceito na Tropa, até se tornar o melhor dos melhores.
Sua confiança e força de vontade nunca foram abaladas, até que Mongul e o Superman Cyborg destruíram Coast City, e o medo começou a dominar seu coração.
Infectado por Sinestro com a impureza, a entidade do medo conhecida como Parallax, Hal Jordan enlouqueceu e destruiu a bateria central do poder, destruindo temporariamente a Tropa dos Lanternas Verdes.
Ele esteve morto até que o guardião Ganthet e Kyle Rayner uniram forças para libertar Jordan de Parallax. A partir de então, a luz de Hal voltou a brilhar e a Tropa foi reconstruída. Agora Hal voa alto no dia mais claro e na noite mais densa como piloto de provas da Força Aérea Norte-Americana, como o Capitão Hal Highball Jordan e sendo o Lanterna Verde do Setor 2814.
Os construtos criados Hal estão sempre entre os mais poderosos e, num reflexo de sua personalidade prática, simples e direta, geralmente têm o formato mais simples, como luvas de boxe ou molas, por exemplo.
Nome: John Stewart – Setor 2814

Primeira aparição: Lanterna Verde V.2 #87
Biografia: A primeira aparição de John Stewart para a Tropa aconteceu quando ele ainda era um militar dos Estados Unidos, onde era conhecido por ser um atirador de elite.
Stewart trocou sua carreira militar por uma vaga na Universidade, e após se formar se tornou um distinto e famoso arquiteto. Ele acreditava que podia sempre construir algo melhor. Durante o início de sua carreira como Lanterna Verde, John focou-se muito mais no homem comum do que em guerras interplanetárias, mas logo aprendeu que ser um membro da Tropa dos Lanternas Verdes é muito mais do que ser um policial de rua.
Na Tropa, John falava dos interesses dos cidadãos dos planetas e seus discursos de natureza reflexiva atraíram outra membro da Tropa, a Korugariana Katma Tui. Os dois rapidamente se casaram, mas o matrimônio terminou em tragédia quando a vilã Safira Estrela assassinou Katma. Com sua confiança abalada, John se envolveu em outra tragédia quando não pode salvar o povo do planeta Xanshi.
Após ajudar na redenção de Hal Jordan, Stewart voltou mais uma vez à ação como um peso pesado, desta vez mais confiante e capaz do que antes. Sempre fazendo perguntas e buscando uma forma de construir um mundo melhor, John Stewart continua se dedicando a enfrentar os problemas dos cidadãos de seu setor. John também é membro da Liga da Justiça América ao lado de Hal Jordan.
Como muitos já perceberam, as construções de Stewart nunca são completas. Ele elabora seus construtos de dentro pra fora, desde a base até as vigas...
Nome: Guy Gardner – Guarda de Honra de Oa

Biografia: Guy foi um estudante de Direito dedicado, na Universidade de Michigan. Ao visitar seu pai no leito de morte, Gardner perdeu por pouco a oportunidade de ter sido escolhido como substituto de Abin Sur na função de Lanterna Verde do Setor 2814.
Guy foi chamado temporariamente para substituir Hal quando este se encontrava incapacitado, e posteriormente os guardiões acharam oportuno entregar à Gardner seu próprio anel de poder durante o cataclisma interdimensional conhecido como a primeira “Crise” (Crise nas Infinitas Terras).
Guy era reconhecido tanto por seu temperamento quanto por sua determinação em provar ao mundo que ele deveria ter sido escolhido como “o único e verdadeiro Lanterna Verde” ao invés de Jordan. Sua áspera atitude com os outros heróis da Terra acabou deixando-o com poucos amigos, mas sua disposição em ajudá-los fez com que ele fosse respeitado.
Após perder seu anel de Lanterna Verde, Gardner fez uso de um anel amarelo roubado do próprio Sinestro por algum tempo. Depois abriu um bar chamado Warrior, que foi também a alcunha pela qual Guy foi conhecido após ser infectado por um vírus vuldariano, que lhe conferiu poderes para moldar a forma de seu próprio corpo, transformando-o em uma grande variedade de armas.
Após o renascimento da Tropa, os guardiões reconheceram a devoção de Gardner e o promoveram à Lanterna Verde da Guarda de Honra.
Feliz por ajudar um amigo com problemas ou por começar seus próprios problemas, Guy Gardner combate o mal à sua maneira e faz de tudo para ser conhecido como o mais forte Lanterna Verde da Terra. Afinal, o maior fã de Guy Gardner é ninguém menos... Que Guy Gardner.
Guy está sempre ansioso para usar seu anel, e seu anel está sempre brilhando, como uma represa de água gotejando prestes a estourar. Os construtos criados por ele geralmente têm formas simples, como os de Jordan, mas sempre estão sobrecarregados pelo excesso de energia causado pela sua força de vontade.
Nome: Kyle Rayner – Guarda de Honra de Oa

Primeira aparição: Lanterna Verde V.3 #48
Biografia: Depois que Hal Jordan sucumbiu à influência de Parallax e os guardiões caíram, o guardião Ganthet veio para a Terra em busca de um portador digno do último anel dos Lanternas Verdes.
Assim, numa rua atrás de um bar o artista freelancer Kyle Rayner inesperadamente descobriu que havia sido escolhido para ser o último dos Lanternas Verdes.
Mal assumiu o cargo e Kyle já sofreu uma terrível perda: sua noiva Alex foi assassinada pelo vilão Major Força. Kyle se uniu à LJA esperando aprender mais sobre ser um herói com eles.
Seu tempo como o último dos Lanternas Verdes e sua decisão em usar o poder de Íon para ressuscitar os guardiões lhe deram o título de “Portador da Tocha”. Com isso, os guardiões decidiram na chamada “Segunda Crise” lhe dar a arma definitiva, a própria essência da força de vontade: Íon.
Na guerra contra a Tropa Sinestro Kyle foi despojado da entidade Íon e assim que soube da participação de Sinestro na morte de sua mãe, ficou suscetível para a possessão de Parallax. Após a intervenção de Hal Jordan, Kyle conseguiu libertar-se da influência da entidade do medo.
Tornando-se Lanterna Verde mais uma vez, Kyle Rayner luta junto com seus companheiros terrestres de Tropa, conhecidos como os “irmãos-na-luz” e como membro da Guarda de Honra da Tropa dos Lanternas Verdes.
Os construtos de Kyle são muito mais elaborados que os dos outros Lanternas Verdes, principalmente quando se referem à imagens, desde desenhos simples à ilustrações complexas. Rayner também por muitas vezes cria construtos que remetem à personalidades do cinema e do esporte.
Nome: Hannu – Setor 2

Primeira aparição: Lanterna Verde V.3 #49
Biografia: A imensa força conhecida como Hannu é um dos Lanternas Verdes enviados pelos Guardiões para deter um enlouquecido Hal Jordan quando esse foi possuído pela primeira vez por Parallax.
Hannu foi derrotado e dado como morto, porém ele foi encontrado posteriormente em estado de êxtase no mundo-lar dos Caçadores Cósmicos, resgatado junto com outros “Lanternas perdidos” por Jordan e Guy Gardner.
Hannu vem do planeta Ovacron Seis – um mundo onde usar qualquer tipo de arma mancha o nome de um bom guerreiro. Por essa razão, poucos viram Hannu usar seu anel. Ele prefere confiar em sua própria força bruta.
Nome: Apros – Setor 3

Primeira aparição: Contos da Tropa dos Lanternas Verdes #1
Biografia: Um dos mais antigos e altamente condecorados dos oficiais dentro da Tropa.
Apros usa suas habilidades psiônicas para treinar os novatos e ensinar-lhes a superar seus medos.
Nome: Thar – Setor 6

Primeira aparição: Lanterna Verde V.2 #156
Biografia: Thar é o antigo aprendiz do Lanterna Verde Wylka. Ele considerou renunciar muitas vezes no início de sua carreira, até que se deu conta que para ser um Lanterna Verde vitorioso, não podia temer ao fracasso.
Nome: Larvox – Setor 17

Primeira aparição: Lanterna Verde V.2 #09
Biografia: A entidade assexuada conhecida como Larvox tem servido fervorosamente seu setor por anos, e quando a Tropa dos Lanternas Verdes se reestruturou Larvox retomou seus deveres. Larvox é incapaz de falar e se comunica usando seu anel de poder.
Nome: Breeon – Setor 24

Primeira aparição: Lanterna Verde Quaterly #02
Biografia: Manter a cabeça fria em situações adversas faz de Breeon um famoso solucionador de problemas.
Existem rumores de que os guardiões inclusive levaram Breeon até sua cidadela em mais de uma ocasião, para discutirem estratégias militares.
Nome: Norchavius – Setor 25

Primeira aparição: Lanterna Verde/Tropa Sinestro: Arquivos e Origens #01
Biografia: Norchavius é um reconhecido escultor em seu setor. Foi um bom amigo do Lanterna Archon Z’Gmora, cuja morte homenageou com a criação de um assombroso tributo. A maioria das estátuas dos grandes jardins de Oa são obra de Norchavius.
Nome: Umitu – Setor 28

Primeira aparição: Tropa dos Lanternas Verdes Quaterly #04
Biografia: Umitu ganhou a maior quantidade de deméritos e suspensões pelo uso da força excessiva do que qualquer outro Lanterna Verde. Depois de ter sido informado que mais uma suspensão lhe daria como resultado a expulsão da Tropa, Umitu tem guardado sua explosão de fúria para quando for mais necessário.
Nome: Matoo e Amne Pree – Setor 35

Primeira aparição: Superman Prime Especial #01
Biografia: Amne e seu marido, Matoo Pree foram escolhidos juntos para serem Lanternas Verdes no dia de seu casamento. Eles estão esperando um filho que chegará em breve e por essa razão lideram a caça ao membro da Tropa Sinestro Kryb.
Nome: Kraken – Setor 38

Primeira aparição: Lanterna Verde V.4 #35
Biografia: Pouco se sabe sobre a enigmática Lanterna Verde chamada Kraken, tirando o arriscado resgate de Raker Quarrigat das garras de Darkseid e que seu desejo é fazer justiça. Há rumores de que Kraken fazia parte das fúrias femininas de Apokolips.
Nome: Raker Quarrigat – Setor 38

Primeira aparição: Lanterna Verde Gigante #03
Biografia: Operando dentro e fora de Apokolips por sinais, Raker Quarrigat foi capturado por Darkseid e torturado publicamente por anos, afim de afastar qualquer esperança. Recentemente, sua companheira de setor, Kraken, liberou Raker dos calabouços de Dessad. Agora ele luta para recuperar-se dos anos de tortura física e psicológica. Porém ele não dorme mais à noite.
Nome: Lysandra – Setor 47

Primeira aparição: Lanterna Verde V.2 #168
Biografia: Guia espiritual em seu planeta natal, Lysandra havia feito o voto sagrado de nunca deixar seu mundo. Ela foi excomungada após ver-se forçada a deixar o seu planeta por causa de suas obrigações como Lanterna Verde. Ela voltou ao seu planeta e agora recusa-se a partir, ainda que esteja longe de ser bem-vinda novamente em sua Igreja.
Nome: Spol – Setor 47

Primeira aparição: Lanterna Verde V.2 #168
Biografia: A companheira de setor de Spol, Lysandra, não pode deixar seu planeta por causa de suas crenças religiosas. Como ateu, Spol se sente ressentido pela ausência de sua companheira e continuamente solicita um novo parceiro.
Nome: Shorm – Setor 48

Primeira aparição: Tropa dos Lanternas Verdes - Recarga #01
Biografia: Shorm desempenha o cargo de sargento administrativo para a Tropa dos Lanternas Verdes. Seus deveres incluem supervisionar a distribuição de equipamentos para os novatos. Shorm e Salaak costumam passar horas reclamando da falta de profissionalismo dos Lanternas Verdes terrestres. Shorm se opõe fortemente ao projeto dos guardiões conhecido como Lanternas-Alfa, mas até agora tem guardado suas opiniões para si próprio.
Nome: Tommy-Fal – Setor 56

Primeira aparição: Amanhecer Esmeralda #05
Biografia: Tommy-Fal foi uma dos Lanternas Verdes que investigaram que investigaram o mal uso de poder de Sinestro no planeta Korugar, e foi uma das testemunhas-chave de acusação em seu julgamento. Está desaparecida há seis meses.
Nome: Varix – Setor 69

Primeira aparição: Contos da Tropa dos Lanternas Verdes Anual #02
Biografia: Varix é um venerável oficial da lei no planeta Naktos. Seu anel lhe foi outorgado pelo Lanterna Verde ancião Ghrelk, depois que esse foi forçado a se retirar por uma misteriosa doença que destruiu seu cérebro. Varix é um hipocondríaco. Além da queda de seu predecessor por causa de uma doença, metade de seu mundo foi dizimado pela praga amarela de Ghera.
Nome: Sendrina – Setor 73

Primeira aparição: Arquivos Secretos e origens #01
Biografia: Sendrina foi a companheira de Chthos-Chtas-Chtatis, um Lanterna Verde que morreu durante a grande guerra entre Mogo e Ranx. Sendrina culpa a si mesma por não ter estado lá e tem dedicado sua vida em continuar a missão de seu companheiro morto, buscando erradicar um dos mais mortíferos grupos terroristas – os Filhos do Lóbulo Branco.
Nome: Bruun – Setor 83

Primeira aparição: Contos da Tropa dos Lanternas Verdes Anual #03
Biografia: Desde que o planeta Zyma foi devastado num ataque dos Caçadores Cósmicos que causou também a morte de seu marido, Bruun culpava a Tropa dos Lanternas Verdes por estarem inoperantes naquele momento. Antes de se converter ela mesma em uma Lanterna Verde, Bruun perdoou a Tropa e agora lidera um grupo de ataque que busca capturar e desativar todos os caçadores.
Nome: Malet Dasim – Setor 103

Primeira aparição: Lanterna Verde V.2 #120
Biografia: Malet Dasim é o advogado mestre distrital de seu planeta natal, Dlist, assim como chefe de fiscalização dos Lanternas Verdes. Malet está disposto a utilizar as dez novas leis escritas no Livro de Oa, em seus casos contra os criminosos do Universo.
Nome: Laira – Setor 112

Primeira aparição: Lanterna Verde Quaterly #06
Biografia: Assim como seu companheiro “Lanterna perdido” Hannu, Laira foi derrotada e dada como morta por Hal Jordan quando este foi possuído por Parallax e resgatada por Jordan e Guy Gardner no mundo lar dos Caçadores Cósmicos. Enquanto era uma novata, Laira foi obrigada a enfrentar seu próprio pai, Kentor Omoto, um ex-Lanterna Verde que havia se tornado um senhor feudal, para provar aos guardiões sua resistência ao medo.
Laira nunca olha o oponente quando ataca, fazendo de cada um de seus movimentos uma surpresa. Houve rumores sobre ela se envolver com seu mentor, Ke’Haan, mas ela nunca assumiu estes sentimentos pelo fato de Ke’Haan já ter família.
Nome: Leezle Pon – Setor 119

Primeira aparição: Lanterna Verde V.4 #25
Biografia: Leezle Pon é um microscópico e inteligente vírus que é enviado em missões biológicas, nas quais os outros Lanternas não podem ir.
Leezle ficou perturbado com a morte de seu companheiro de toda a vida, Reemuz, e agora busca erradicar qualquer resto da doença Despotellis do Universo.
Nome: Ghr’ll e Xylpth – Setor 151

Primeira aparição: Lanterna Verde V.2 #151
Biografia: Ghr’ll e seu companeiro Xylpth patrulham o setor 151, um setor que outrora fora lar de uma vasta rede de mundos, que foram destruídos na guerra contra Mongul. Agora, neste setor quase todo formado por asteróides, Ghr’ll e Xylpth buscam qualquer sinal de vida que ainda possam proteger.
Nome: Relok Hag – Setor 173

Primeira aparição: Lanterna Verde/Tropa Sinestro: Arquivos Secretos #01
Biografia: De um mundo primitivo, Relok Hag era um feroz bárbaro que, ao receber seu anel de Lanterna Verde, liderou uma guerra contra dominadores que haviam escravizado e feito experiências com seu povo durante décadas.
Acreditou-se que Relok Hag havia morrido nessa guerra, porém ele foi encontrado em êxtase no mundo dos caçadores, sendo reanimado e posto em liberdade.
Nome: KT 21 – Setor 181

Quando chegaram notícias de que o membro da Tropa Sinestro Kryb tinha por objetivo capturar os filhos dos Lanternas Verdes, ela se uniu a Amne e Matoo Pree na busca por esse monstro.
Nome: Dkrtzy RRR – Setor 188

Primeira aparição: Lanterna Verde/Tropa Sinestro: Arquivos Secretos #01
Biografia: Dkrtzy RRR é uma equação matemática bio-sensível, descoberta pelo matemático louco Timph Rye, que tenta demonstrar que a força de vontade pode derivar através de fórmulas.
Sabe-se que Dkrtzy invade o cérebro de seus inimigos e o apaga, por isso ele é alvo de um grande debate em Oa.
Nome: Markot Five – Setor 237

Primeira aparição: Lanterna Verde V. 4 #13
Biografia: Markot Five foi levado para um posto avançado de total isolamento. Markot era um dos poucos homens da Tropa que parecia desfrutar do dever primário, montando guarda durante meses numa extensão. Markot Five foi recentemente escolhido para montar guarda sobre Sinestro. Dever esse para o qual ele próprio se ofereceu.
Nome: RRU-9-2 – Setor 279

Primeira aparição: Guy Gardner #11
Biografia: RRU-9-2 é uma unidade robótica de aplicação da lei. Frio e estéril, há rumores de que RRU-9-2 seja um Caçador Cósmico. Os rumores são tão fortes que poucos aceitam trabalhar com ele.
Nome: Alia – Setor 281

Primeira aparição: Valor #05
Biografia: Alia é um ser de energia pura. Depois de enfrentar uma terrível criatura como o Imaginável, ela foi mortalmente ferida e se retirou para o seu anel. Hoje Alia habita o seu anel do poder.
Nome: Ash-Pak-Glif – Setor 312

Primeira aparição: Lanterna Verde Gigante #03
Biografia: Vivendo num mundo fragmentado, Ash-Pak-Glif foi recrutado como parte do exército de ataque de Apokolips. Ele sobreviveu a tentativa, porém se encontra vagando fora de seu setor, perseguindo e atacando parademônios e outros servos de Darkseid.
Nome: Volk – Setor 315

Primeira aparição: Lanterna Verde V.02 #190
Biografia: Nascido nos campos vulcânicos de Maag, Volk é uma larva dentro de uma carapaça de rocha orgânica. Devido ao massivo calor que gera, Volk deve colocar um escudo ao redor de si mesmo para trabalhar com os outros Lanternas. O caçador de recompensas conhecido como Homem-Ígneo é proveniente do setor de Volk.
Nome: Olapet – Setor 343

Primeira aparição: Tropa dos Lanternas Verdes #217
Biografia: Uma planta mãe do Sul de Goldstar, Olapet periodicamente parte para longe, transferindo sua mente para uma semente que leva consigo. Isso lhe garante uma certa imortalidade.
Olapet é um dos Lanternas Verdes mais subestimados da Tropa. Ela usa sua aparência para produzir uma certa sensação de segurança no oponente.
Nome: Procanon Kaa – Setor 422

Primeira aparição: Tropa dos Lanternas Verdes #224
Biografia: Lanterna Verde durante gerações, o teimoso Procanon Kaa tem dedicado boa parte do seu tempo em lutas contra o Império Khúndio, um trabalho com o qual não tem feito muitos amigos. Recentemente vários senhores da guerra khúndios o declararam como inimigo do império, e Procanon foi proibido de atuar em muitos planetas dentro de seu setor.
Nome: Vode-M – Setor 424

Primeira aparição: Lanterna Verde: Tropa Sinestro Especial #1
Biografia: Vode-M é aprendiz de Graf Toren e novata em seus estudos da luz. Quando ela se converteu em companheira de Graf, foi excessivamente agressiva na caçada em curso contra a guilda das aranhas e se viu obrigada a deixar seus amigos e familiares na clandestinidade.
Nome: Graf Toren – Setor 424

Primeira aparição: Guy Gardner #11
Biografia: Graf é um monge da luz karaxiano, dedicando a maior parte da sua vida à estudar as formas de luz, já que deseja derrotar a guilda das aranhas. Ele é especialista em textos antigos e História Universal.
Acreditou-se que Graf havia sido morto por Parallax, mas ele foi encontrado em êxtase no mundo dos Caçadores Cósmicos, reanimado e posto em liberdade.
Sabe-se que o preço pela cabeça de Graf Toren oferecido pela guilda das aranhas supera qualquer outro preço imposto por um Lanterna Verde. Grif tece seus construtos como uma aranha tece suas teias.
Guy
Até aí, tudo bem. Mas, anos depois, Guy voltava de uma aula quando o ônibus que levava seus alunos sofreu um acidente.
Desesperado, ele tentava salvar a única criança que não conseguiu escapar, quando surgiu o Lanterna Verde. A garota ficou bem, mas Guy Gardner, muito ferido, acabou entrando em coma.
E foi justamente esse acidente que o privou de ser o substituto de Hal Jordan, quando este foi exilado da Terra. Como Guy estava em coma, os Guardiões buscaram uma outra pessoa – John Stewart.
Anos depois, quando Guy Gardner saiu do coma, os Guardiões estavam recrutando novos membros para a Tropa dos Lanternas Verdes e ele foi escolhido. Mas, por tudo que passou na vida e por saber do lance da "escolha" por Jordan, o cara estava extremamente amargurado. O gentil professor dera lugar a um chato, briguento e arrogante, cujo único objetivo era mostrar ao mundo que ele era melhor do que Hal Jordan. Era o verdadeiro anti-herói. Detestado por muitos, idolatrado por alguns.
Mesmo assim, Guy Gardner acabou integrando a Liga da Justiça (na fase humorística), onde acabou namorando Gelo, e participou das principais sagas cósmicas da DC Comics. Quando perdeu seu anel, saiu atrás de um novo poder e, por um tempo, usou o anel de energia amarela de Sinestro, que ele roubou do túmulo do vilão, em Oa.
Tudo ia bem quando os editores da DC decidiram que só poderia haver UM Lanterna Verde. Guy, que já havia perdido seu anel verde, teve o amarelo destruído por Hal numa batalha, quando este já se encontrava em completo estado de insanidade. Guy novamente estava sem poderes e a solução encontrada por Beau Smith, o escritor de sua série mensal foi dar a Guy, já sob o codinome Warrior, alguns dos mais manjados super poderes: superforça, invulnerabilidade, uma armadura e a capacidade de transformar partes de seu corpo em armas, graças à presença do DNA de um vuldariano em seu corpo. Isso não "colou" e o personagem perdeu sua força junto aos leitores.
Essa "idéia de girico" acabou de afundar Guy na merda, que teve a sua revista mensal cancelada. Depois Gardner é dono de um restaurante temático sobre os Lanternas Verdes e só entra em ação em caso de urgência. ..
Agora, Guy Gardner aparentemente perdeu os poderes vuldarianos e retornou a Tropa dos Lanternas Verdes.
CINEMA E TV:
O Lanterna (Hal Jordan) amargou uma estréia em carne e osso, no terrivel Legends of Super-heroes dos anos 70, ao lado de Batman e outros.
E conseguiu se dar mau de em 1995, com Liga da Justiça da América. O Lanterna do filme é Guy Gardner, o herói que todos adoram odiar, mas seu uniforme, cara e jeito são de Kyle Ryner. No filme, o Lanterna Verde, interpretado pelo ator Matthew Settle, é um vendedor de softwares que está saindo de um namoro conturbado, sua ex deixa recados na secretária que nunca mais quer vê-lo, mas quando Guy está de máscara ela morre de amores por ele. O uniforme até que está bem trabalhado, e os efeitos do anel não estão lá essas coisas, mas cumprem com êxito a proposta do herói.
Nos desenhos antigos do Lanterna Verde e da Liga da Justiça, o Lanterna era Hal Jordan. No Brasil, o nome do desenho era o Homem-Verde
Hal Jordan retorna em muitos episódios dos SuperAmigos
Em Superman Animated, Kyle surge como Lanterna verde, só que sua origem e seu visual são baseados nos de Hal Jordan.
Mas, apesar de todos esperarem seu retorno em Liga de Justiça, o "papel" ficou com John Stewart, o Lanterna Verde negro da Tropa.
Em 2003, um inusitado encontro acontece; Patolino e Hal Jordan! Sim, o mais aloprado Looney Tunes no seu desenho Duck Dodgers. Devido a um erro na lavanderia, o mais divertido e aloprado dos Looney Tunes tem seu uniforme de Duck Dodgers misturado com o uniforme de Hal Jordan. Assim, com o poderoso anel, Patolino se une à Tropa dos Lanternas Verdes para enfrentar Sinestro.
O episódio The Green Loontern O episódio é escrito pelo sempre competente Paul Dini (de Batman e Superman animated) e conta com o cineasta Kevin Smith fazendo a voz de Hal Jordan . Dini realmente não decepcionou os fãs, colocando toda a Tropa no episódio. Guy Gardner, John Stewart, Kilowog, Arísia, Tomar Re, Katma Tui, Ch'p, Salakk e até mesmo o hilário G'Nort marcam presença. Diversão garantida.
No terceiro ano de Liga da Justiça, agora com o subtítulo "Sem Limites", John Stewart, retorna como Lanterna oficial do grupo, porém, seu visual mudou um pouco. Agora ele ostenta cavanhaque e cabeça calva
Kyle faz uma participação em Liga da Justiça Sem Limites.
Num episódio de Liga da Justiça Sem Limites, John Stewart dá lugar ao Hal Jordan por alguns minutos
Hal Jordan é o Lanterna Verde da participação da Liga da Justiça no desenho The Batman
2008 é ano da participação de Hal Jordan no longa animado; Liga da Justiça: A Nova Fronteira baseado na obra-prima de Darmyn Cooke vencedora dos prêmios Eisner, Shuster e Harvey
Lanterna Verde – Primeiro Vôo (2009), Depois de receber das mãos de um alienígena um anel eu lhe dá poderes sobre-humanos, o piloto Hal Jordan entra para a Tropa dos Lanternas Verdes, onde é supervisionado pelo respeitado Sinestro, Quando Jordan descobre que seu supervisor é na verdade o cabeça de uma conspiração que ameaça a filosofia e as tradições da Tropa, ele busca dominar rapidamente seus novos poderes para combater os traidores e manter a ordem no universo.
O Lanterna Verde que tem a maior participação em Batman: Os Bravos e Destemidos (2009) é Guy Gardner, mas Hal Jordan e outros membros da Tropa também participam.
Já no longa Liga da Justiça: Crise em Duas Terras (2009), O Lanterna Verde da equipe é Hal Jordan.
Qual o destino de Guy Gardner?
[o artigo abaixo contém spoilers]
Com o lançamento das solicitações de dezembro nesta última segunda-feira, a DC Comics novamente consegue criar um hype entre os leitores e fãs no que diz respeito a um destino um tanto inesperado a um de seus personagens mais queridos. O que o futuro aguarda pra Guy Gardner?
green-lantern-corps-43-capa
A chuva vermelha cai! Enquanto os Lanternas Negros continuam seu reino de terror e caos em Oa, as coisas vão de mal a pior quando as terríveis perdas para a Tropa dos Lanternas resultam em Guy Gardner se tornando tão raivoso a ponto de se transformar num Lanterna Vermelho!
Segundo a solicitação de Green Lantern Corps #43, a ser lançada em dezembro nos EUA, Gardner se tornará um Lanterna Vermelho, mas nada foi revelado a respeito da motivação desse acontecimento.
sexta-feira, 19 de março de 2010

O anel dos Lanterna Verdes
Diversos indivíduos já assumiram o nome de Lanterna Verde ao longo do tempo. Cada um possuiu um anel que lhes dava grande controle sobre o mundo físico. O anel foi considerado a arma mais poderosa da galáxia, criando objetos plasmados complexos de acordo com a mente de seu portador, limitado apenas por duas coisas: a imaginação do lanterna verde e a cor amarela, onde o anel não surte efeito algum (problema causado por uma impureza na fonte original que gerou os anéis). O anel dos Lanternas Verdes deve ser recarregado de acordo com o período de rotação do planeta natal de seu portador (na Terra, a cada 24 Horas). A bateria do anel se assemelhava em seu formato à antiga lanterna utilizada por exemplo pelos ferroviários para sinalizar alguma coisa ocorrida nos trilhos aos maquinistas de trens.
Os anéis dos Lanternas Verdes foram confeccionados pelos Guardiões do Universo, seres extremamente antigos e poderosos, que têm a missão de zelar pela manutenção da paz intergaláctica. O poder do anel provém da bateria energética do planeta OA, lar dos guardiões, que fica no centro do universo.
Mais tarde, foi dito que os aneis dos Lanternas Verdes não são mais vulneraveis a cor amarela. Apenas os anéis dos recrutas agora tinham esta limitação.
A Tropa dos Lanternas Verdes
Para melhor monitorar a galáxia, os Guardiões do Universo dividiram-na em 3600 setores espaciais, sendo que o setor que abriga o planeta Terra é o de n° 2814.
O Lanterna Verde
da Era Dourada (Alan Scott), como também é conhecido, não faz parte da Tropa dos Lanternas Verdes, pois seu anel não foi confeccionado pelos Guardiões, mas sim moldado a partir da bateria encontrada por ele mesmo, por sua vez originada de um meteoro caído do céu, proveniente do Coração Estelar.
Os anéis usados por todos os outros Lanternas Verdes foram criação dos Guardiões do Universo que distribuíam tais anéis para candidatos que os merecessem por todo o universo. Esses indivíduos criaram a força policial intergalática conhecida como a Tropa dos Lanternas Verdes.
Existiam lanternas verdes de várias raças espalhados pelo universo.
Os substitutos e as novas personalidades de Hal Jordan
Nos últimos vinte anos, a DC colocou diferentes indivíduos no papel de Lanterna Verde: (Guy Gardner, John Stewart e Kyle Rayner), sendo que todos esses heróis foram membros da Liga da Justiça em várias de suas encarnações. Mas em 2005, depois de um período como o vilão Parallax e de se tornar o novo Espectro, Jordan voltou a ser o Lanterna Verde. Kyle Rayner passou um bom tempo como o único Lanterna Verde da Terra e do espaço. Enquanto existia, a Liga da Justiça teve em John Stewart o seu Lanterna Verde oficial. O cargo fora oferecido a ele por Kyle Rayner, quando decidiu abandonar a Terra por decepção.
Ordem das trocas
Primeiramente, Hal Jordan foi chamado para ser Lanterna Verde pelo ex-dono do anel chamado Abin Sur. Logo após um tempo, Guy Gardner foi recrutado para ser o seu substituto (todo Lanterna Verde necessita de um substituto caso o titular venha morrer). Porém, Guy Gardner se feriu em um acidente e ficou hospitalizado, impossibilitando de ajudar Hal quando ele precisava (durante a época que o Arqueiro Verde o estava acompanhando em suas viagens). Assim então, a Tropa dos Lanterna precisou de recrutar um outro substituto para Hal, chamado assim John Stewart (que no início, não levou a sério). Algum tempo depois, quando Hal assistiu sua cidade (Coast City) sendo destruída pelo Superman Ciborgue, ele se revoltou contra a Tropa dos Lanternas e saiu universo afora matando TODOS os seus companheiros. Assim ele se transforma em Parallax, como visto na minissérie Crepúsculo Esmeralda (primeira versão pela Abril Jovem e recém lançada como encadernado pela Panini Comics). Desta maneira o último dos Guardiões do Universo (Ganteth) recruta o jovem Kyle Rayner para ser o novo Lanterna Verde e recuperar a Tropa dos Lanternas (com visto na minissérie Novo Amanhecer).
Poderes
O anel dos Lanternas Verdes permite criar objetos com energia verde que funcionam como suas exatas duplicatas reais,ele na verdade pode transformar vontade em presença, voar a velocidades interplanetárias, traduzir automaticamente cada língua conhecida no universo, cobrir o corpo do usuário com uma aura para proteger-se de ataques e rigores do espaço, fazer análises, detectar outros Lanternas Verdes, projeção astral e fazer o usuário relembrar de fatos esquecidos. O anel protege o usuário automaticamente contra dano fatal e é capaz de curá-lo em níveis baixos. O anel também pode reproduzir qualquer poder imaginado. O nível dos poderes do anel é limitado pela força de vontade do usuário e só necessita de ser recarregado a cada 24 horas na bateria-lanterna, ou quando os níveis de energia estão muito baixos. O anel não funcionava contra coisas amarelas, mas depois da crise foi descoberto que os guardiões disseram isso para que os lanternas não acreditassem em poder infinito, Hall Jordan descobriu que apenas o medo impede que o poder funcione.
O usuário também deve ter sua força de vontade suficientemente desenvolvida a fim de operar o anel.
Guerra dos Anéis
Do original Sinestro Corps War, foi uma grande saga com grandes proporções no Universo DC que afetando todas as histórias dos Lanternas.
Antes da tropa
O Anel Amarelo
A entidade Parallax é um parasita espacial que é a personificação do medo e que foi aprisionado dentro da Bateria Central de Oa. Com o passar do tempo, Parallax ficou conhecido como a impureza amarela – a causa da fraqueza dos lanternas verdes.
Após Sinestro se tornar renegado, ele foi banido para o universo de antimatéria de Qward pelos Guardiões de Oa. Quando voltou à nossa dimensão, ele manuseava um anel energético que usava energia amarela. Depois de muitos confrontos com o lanterna verde Hal Jordan, ele também foi aprisionado dentro da Bateria Central. Lá, ele foi capaz de usar seu anel – que utiliza o medo, ao invés da força de vontade, como fonte de poder – para despertar Parallax de sua hibernação. A partir de então, o parasita e Sinestro puderam influenciar as atitudes de Hal Jordan e provocar a derrocada da Tropa dos Lanternas Verdes, deixando apenas um lanterna, o novato Kyle Rayner.
Recrutamento
Depois que a Tropa dos Lanternas Verdes foi reorganizada com o retorno de Hal Jordan, a Tropa Sinestro passou a recrutar membros ativamente, oferecendo anéis energéticos amarelos e um lugar na Tropa para aqueles que podiam instilar grande medo. Após sua convocação, os membros da Tropa são imediatamente enviados para Qward para se submeterem a recondicionamento físico e psicológico. Os membros da Tropa Sinestro atuam em setores como os lanternas verdes. Qward também possui uma enorme Bateria Central amarela em sua superfície, como a que se localiza em Oa.
Embora a Tropa Sinestro use o medo e se oponha à Tropa dos Lanternas Verdes e aos Guardiões do Universo, Sinestro determinou que seu objetivo é trazer a ordem ao universo, o que ele afirma que os Guardiões falharam em fazer. Entre os membros da Tropa Sinestro, Arkillo, um alienígena extremamente selvagem escravizou todos os armeiros de Qward, forçando-os a forjar novos anéis amarelos continuamente. Esses anéis são programados para romper a barreira entre os universos de matéria e antimatéria para encontrar e recrutar novos portadores para eles. Arkillo também desempenha o papel de treinador de todos os recrutas, de forma semelhante a Kilowog.
Entre os outros integrantes da Tropa Sinestro, encontram-se: Karu-Sil, criada por animais; Despótellis, um vírus consciente capaz de atacar seus inimigos por dentro; e Bedovian, o atirador, que pode atingir um alvo a três setores de distância. Durante a fase de recrutamento, a Tropa Sinestro tentou levar Batman para seu lado, conhecido até por algumas raças alienígenas por sua formidável habilidade de instilar o medo em outros. Entretanto, a força de vontade do Homem-Morcego, combinada a uma breve exposição prévia dele a um anel energético, lhe permitiu rechaçar o anel amarelo antes que fosse levado para ser treinado e moldado como um dos soldados de Sinestro. O anel, então, procurou um substituto e selecionou Amon Sur, o filho de Abin Sur, que estava na Terra tentando matar Hal Jordan para roubar seu anel energético.
A profecia
Uma profecia sombria proclama que após incontáveis milênios, os armeiros de Qward, a cidade sapiente Ranx, os Filhos do Lobo Branco, e o Império das Lágrimas se unirão contra a Tropa dos Lanternas Verdes. Isso foi amplamente ignorado até que os atualizados Caçadores Cósmicos passaram a aparecer ao redor do universo. Hal Jordan encontrou um deles na Terra e, com Guy Gardner, o seguiu até o setor 3601. Hal e Guy encontraram diversos lanternas verdes presumidos como mortos quando do surto de loucura de Jordan, e o novo Grão-Mestre dos Caçadores: Hank Henshaw, o Superciborgue.
Os Caçadores Cósmicos foram derrotados e a cabeça de Henshaw foi levada a Oa. O Livro de Oa contém um capítulo proibido a respeito das Revelações Cósmicas, que inclui a seguinte profecia:
“Uma face de metal e carne falará dos segredos das 52.
O medo aumentará.
A força de vontade se acumulará.
E uma guerra de luz libertará a verdade por trás da energia do anel.”
- Livro de Oa, capítulo III: A Noite mais densa
Após interrogarem Henshaw, os Guardiões do Universo descobriram que ele sabia a respeito dos 52 universos paralelos e que se a Nova Terra fosse destruída, todo o multiverso entraria em colapso e o universo de antimatéria tomaria o seu lugar. Dois dos Guardiões, Ganthet e Sayd, alertaram seus demais companheiros para não ignorarem a profecia, pois isso poderia acarretar no fim da Tropa dos Lanternas Verdes.
QWARD e o Setor: -1
Há um lugar sombrio do multiverso conhecido como universo de antimatéria. Como Oa é o centro do universo, o planeta Qward – um mundo desolado ocupado pelas forças da Tropa Sinestro – é o centro do universo de antimatéria.
Nas profundezas da superfície de Qward, os armeiros escravizados forjam anéis e baterias amarelos, aumentando o poderio de Sinestro. Foi nesse mundo amaldiçoado que o Flash Barry Allen perdeu heroicamente sua vida, ao destruir o canhão de antimatéria da criatura chamada Antimonitor, na primeira Crise.
Consequências
Novas Leis
Ocorreram vários fatores importantes nesta guerra e vários desdobramentos, porém a consequência mais grave foi o fato que os Guardiões de Oa liberaram 10 novas leis.
- 1ª NOVA LEI: Fica revogado o dispositivo de segurança contra o uso de força letal. Os anéis energéticos ficam autorizados a utilizá-la contra a Tropa Sinestro, sempre que for julgada necessária por seu usuário, para anular a ação e avanço da tropa amarela.
- ADENDO 1 À 1ª LEI: A entidade Íon, agora livre e não mais hospedada em Kyle Rayner, encontrou em SODAM YAT seu novo hospedeiro, mesmo este ainda não preparado a contento, mas devido a seu potencial físico como daxamita, capaz de adquirir superpoderes sob o sol amarelo. Ele tornou-se a nova arma suprema dos Guardiões.
- ADENDO 2 À 1ª LEI: Criação da divisão dos Lanternas Alfas, dentro da Tropa dos Lanternas Verdes. Uma corregedoria composta por Lanternas Verdes selecionados. Os mesmos submeter-se-íam à cirurgia eteríam uma bateria energética mesclada a seus corpos físicos.
- 2ª NOVA LEI: Fica autorizado o uso de força letal contratodos os inimigos da Tropa dos Lanternas Verdes, sempre que for julgada necessária por seu usuário.
- 3ª NOVA LEI: Ficam proibidos relacionamentos físicos e amorosos dentro da Tropa dos Lanternas Verdes.
A guerra dos anéis termina com a revelação que ainda irão existir ao todo sete Tropas com sete espectros diferentes: força de vontade (verde), medo (amarelo), amor (violeta), raiva (vermelho), compaixão (índigo ou anil), avareza (laranja) e esperança (azul). E ainda terá um oitavo espectro que representará a morte (preto).
A Noite Mais Densa
Estes são eventos recentes da história dos Lanternas Verdes. Inédito no Brasil. Blackest Night foi sucesso de vendas na DC Comics em 2009, batendo vários recordes. Basicamente é a terceira parte da saga que o roteirista Geoff Johns começou em 'Lanterna Verde:
Renascimento' (seguido pela Guerra da Tropa Sinestro
traduzido no Brasil erroneamente de Guerra dos Anéis).
É uma guerra entre todos os tipos de lanternas da galáxia onde vários dos super-heróis (e vilões) mortos (incluindo do multiverso e terras paralelas) voltaram a vida para lutar ao lado dos Lanternas Negros.
O Dia Mais Claro
Segundo o presidente da DC Comics, Dan Didio, após os eventos de "A Noite Mais Densa" será lançada a minissérie "O Dia Mais Claro", revista quinzenal com 26 edições que começa a sair nos EUA a partir de março de 2010, mostrando o que acontece após o evento que alavancou as vendas da DC e a cativou milhares de fãs do "Gladiador Esmeralda".
Juramento dos Lanternas Verdes
A fim de recarregar seus anéis a cada 24 horas na bateria-lanterna, os Lanternas Verdes fazem um juramento perante a mesma.
- Eis a 'versão original' em inglês:
“In brightest day, in blackest night,
no evil shall escape my sight!
Let those who worship evil's might,
beware my power…GREEN LANTERN'S LIGHT!!”
Existem no Brasil pelo menos 5 versões deste juramento:
- Versão Arcaica (presente nas histórias clássicas da Tropa na antiga revista da abril “Super Amigos”)
“No dia mais claro
Na noite mais densa
O mal sucumbirá
Ante à minha presença
Da lanterna vem
o dom da paz
Para disseminar a luz
Que a justiça traz
Quem quer o mal
tudo perde
Ante ao poder
do Lanterna Verde”
- Primeira versão
“No dia mais claro,
Na noite mais densa,
O mal sucumbirá ante a minha presença
Quem venera o mal tudo perde
Frente ao poder do Lanterna Verde!”
- Segunda versão (falado no desenho Liga Da Justiça)
"No dia mais claro
Na noite mais escura
Nenhum mal escapará a minha visão
E aqueles que cultuam o mal
Temam o meu poder
A luz do Lanterna Verde'!"
- Terceira versão (encontrado atualmente nas edições do Lanterna Verde da Editora Panini)
“No dia mais claro,
Na noite mais densa,
O mal sucumbirá ante a minha presença
Todo aquele que venera o mal há de penar
Quando o poder do Lanterna Verde enfrentar!”
- Quarta versão (encontrado na Internet, sem fonte conhecida, mas bem interessante)
No dia mais claro, na noite mais escura
de minha mira não escapará vil criatura
aquele que do mal faz sua cultura
contemplai do Lanterna Verde a Luz pura!
- Quinta versão (um tradução mais literal do juramento original)
No dia mais claro, na noite mais densa
O mal sucumbirá ante a minha presença
Todo aquele que venera o mal há de temer
A luz do Lanterna Verde e o seu poder!
- Sexta Versão (Falado no desenho Batman: Os Bravos e Destemidos)
No dia mais brilhante, na noite mais escura
nenhum demonio escapará de mim
deixe aqueles que venaram a força do mal
conhecer força da luz do Lanterna Verde!
- Sétima Versão (Criada pelo Dr. Clandestino)
No dia mais claro,
na noite mais densa,
nenhum Mal escapará
ante a minha presença..
Aqueles que cultuam o poder do Mal
temam a luz verde brilhante do meu Anel!
Surge Hal Jordan, o maior dos Lanternas Verdes

Com a decadência dos super-heróis da Era de Ouro dos quadrinhos, no final da década de 50, a DC Comics, graças a influência do editor Julius Schwartz, decidiu revigorar o Lanterna Verde dando-lhe outra identidade e uma nova origem (o mesmo já havia ocorrido com o Flash). Começava a Era de Prata.
A nova origem do personagem foi contada na revista Showcase nº 22, em setembro/outubro de 1959, com arte de Gil Kane e textos de John Broome. O Lanterna Verde do setor espacial 2814 (que englobava a Terra), Abin Sur, caiu com sua nave em nosso planeta e, já agonizando, ordena ao seu anel que encontre alguém digno de receber o poder esmeralda. O escolhido foi o piloto de testes Harold "Hal" Jordan, que, literalmente, foi levado até o local do acidente (o protótipo de uma cabine de avião onde ele estava foi "arrancado" por um feixe de luz verde). O moribundo Abin Sur lhe explicou tudo que o anel poderia lhe proporcionar, quem eram os Guardiões do Universo, toda responsabilidade que ele adquiriria a partir daquele momento, a única fraqueza do seu poder (a cor amarela) e, antes de morrer, lhe entregou também a bateria. Nascia, ou melhor, renascia assim um dos maiores super-heróis de todos os tempos.
Como ainda era um novato, Hal Jordan foi enviado a Oa para ser treinado por um dos Lanternas Verdes mais experiente da Tropa, Sinestro, do planeta Korugar. Curiosamente, tempos depois Jordan seria convocado pelos Guardiões para capturar Sinestro, que havia usado o anel em benefício próprio, algo proibido para um Lanterna Verde. Depois de punido, o korugariano passou a usar um anel de poder amarelo e tornou-se o mais temido inimigo do Lanterna Verde da Terra.
Com o tempo, Hal Jordan foi amadurecendo e aprendendo a extrair do anel o máximo de poder. Pelos seus feitos, ele ficou conhecido como o maior Lanterna Verde do universo. Juntamente com Aquaman, Flash (Barry Allen), Ajax, o marciano, e Canário Negro, fundou a Liga da Justiça (segundo a origem recontada nos anos 80) e tornou-se um de seus membros mais importantes e poderosos, participando de inúmeras sagas cósmicas e ajudando a salvar a Terra em muitas oportunidades.
Mas uma fatalidade iria cruzar o caminho do Gladiador Esmeralda. Durante o "renascimento" do Homem de Aço, Mongul e o Super-Homem Ciborgue destruíram sua cidade natal, Coast City, matando todas as pessoas com quem conviveu desde a infância.
Completamente atordoado, Jordan suplicou aos Guardiões do Universo para que eles lhe conferissem o poder necessário para desfazer a tragédia e ressuscitar os habitantes da cidade. Os seus mentores negaram o pedido, pois um Lanterna Verde jamais pode usar o anel para benefício próprio ou para recriar a vida.
ntão, Hal Jordan perdeu a razão e, completamente insano, partiu para Oa, onde assassinou toda a Tropa dos Lanternas Verdes (cada um que morria tinha o seu anel tomado por ele), inclusive o seu amigo Kilowog e Sinestro, que teve o pescoço quebrado; matou os Guardiões e destruiu a bateria central, absorvendo seu poder, para se tornar o vilão Parallax.
Esta foi uma das maiores atrocidades já cometidas com um super-herói (só comparável à morte do Flash – Barry Allen). Nada contra Kyle Rayner, que, nessa mesma história (contada na edição especial Crepúsculo Esmeralda, publicada pela Abril Jovem), recebeu seu anel e é um personagem muito legal. Mas é que Hal Jordan se eternizou na memória dos leitores do mundo inteiro não por ser um Lanterna Verde, mas por ter se tornado O Lanterna Verde.